O Gluten é uma rede de proteínas compostas principalmente pelas Gliadina e Glutenina, que se encontra nas sementes de vários cereais.

Resultado de imagem para gluten estrutura

Ao ser alérgico ao glúten tem de se estar preparado para algumas alterações no organismo.

As disfunções causadas pelo glúten incluem prisão de ventre, diarreia, gases, alteração da saciedade, entre outros, sendo que os sintomas variam de caso para caso.
O glúten está associado a gastrites, dores de cabeça, hipotireoidismo e até mesmo dificuldade para engravidar e ganhar massa magra.
No entanto não é só desvantagens, numa alimentação sem glúten, não há espaço para celulites, barrigua, inchaço, enxaquecas ou indisposição. 
No entanto, se não tiver nenhuma intolerância a glúten, evitar o consumo de glúten não apresenta qualquer benefício real. 
Para muitas pessoas eliminar o glúten pode significar até ganhar peso, porque a maioria das alternativas sem glúten contém mais gordura, bem como deficiências nutricionais. Mesmo que algumas pessoas digam que perdem peso, isto pode ser devido ao facto de que evitar o consumo de glúten oferece menos opções, portanto têm menos hipóteses de comer demasiado. 
Os grãos integrais fazem parte de uma alimentação equilibrada saudável e ao eliminar o glúten sem precisão, podes estar a perder os benefícios nutricionais encontrados em alguns alimentos.
No entanto pode ir fazendo umas deliciosas receitas sem glúten!!
Comentários