Ola, neste caminho que vou percorrendo ao lado de um celíaco, vou sempre descobrindo coisas novas.
Cada dia é uma descoberta, cada vez que faço uma receita é uma nova aventura.
Agora com estes novos cereais que estão bem presentes nos supermercados, às vezes sinto-me perdida sem saber se têm ou não glúten. Pois alguns nem têm na embalagem se são isentos de glúten.
No entanto fui descobrindo e quis partilhar convosco, pois além de serem isentos de gluten têm bons nutrientes o que ajuda a conseguir uma alimentação saudável e adequada aos celíacos (e não só ;))

Aqui ficam alguns:

Quinoa – é muito popular, come-se cozida e pode-se usar em muitas receitas. É uma excelente fonte de proteinas, tem grandes quantidades de cálcio e tem muita fibra. Possui grandes quantidades de omega 3 e 6, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. E também muito importante, é rica em zinco, um nutriente que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, que um celiaco tanto precisa.

Amaranto – tem alto teor de proteína, rico em fibra mas também em potássio. Pode por exemplo ser usado como substituto do arroz ou da aveia. O cálcio, magnésio e o fósforo também fazem parte das qualidades do amaranto. E boa noticia para os celiacos, tem grandes quantidades de ferro ( 8 vezes mais que o trigo), como tal ajuda na deficiência de ferro do organismo.

Sorgo – a sua farinha pode ser usada em diferentes preparações. É muito rico em vitaminas do complexo B. Pode substituir o trigo na alimentação celiaca. As suas capacidades antioxidantes ajudam a manter o celiaco em boa saúde.

Agora vamos lá experimentar receitas com estes novos cereais. Não hesitem em partilhar comigo para as colocar no blog. 😉

Comentários