Aqui ficam alguns:
Quinoa – é muito popular, come-se cozida e pode-se usar em muitas receitas. É uma excelente fonte de proteinas, tem grandes quantidades de cálcio e tem muita fibra. Possui grandes quantidades de omega 3 e 6, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. E também muito importante, é rica em zinco, um nutriente que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, que um celiaco tanto precisa.
Amaranto – tem alto teor de proteína, rico em fibra mas também em potássio. Pode por exemplo ser usado como substituto do arroz ou da aveia. O cálcio, magnésio e o fósforo também fazem parte das qualidades do amaranto. E boa noticia para os celiacos, tem grandes quantidades de ferro ( 8 vezes mais que o trigo), como tal ajuda na deficiência de ferro do organismo.
Sorgo – a sua farinha pode ser usada em diferentes preparações. É muito rico em vitaminas do complexo B. Pode substituir o trigo na alimentação celiaca. As suas capacidades antioxidantes ajudam a manter o celiaco em boa saúde.
Agora vamos lá experimentar receitas com estes novos cereais. Não hesitem em partilhar comigo para as colocar no blog. 😉